3 de julho de 2009

O dia-a-dia


O Jardim da Romã inspira-se na pedagogia Waldorf e pretende atender às necessidades fundamentais da criança, oferecendo uma proposta humanista de visão holística.
É nos primeiros seis anos de vida que a criança modela o seu futuro. Aquilo que as crianças vivenciam em ritmo, harmonia, alegria e amor, transformarão em vontade, vitalidade e ânimo na idade adulta.
Brincar é a actividade principal.
No Jardim da Romã a brincadeira livre é permeada de actividades artísticas e trabalhos manuais: contos, marionetas, pintura, desenho, modelagem, jogos de roda, fabrico do pão, euritmia e música, preparação de alimentos, arrumação e limpeza dos espaços, jardinagem.
Os brinquedos são feitos de materiais naturais, como troncos de madeira, cortiça e conchas: por não encerrarem em si mesmo uma função, fomentam a criatividade e desenvolvem a imaginação. É verdadeiramente maravilhoso ver como num pequeno tronco a criança encontra uma espada, um barco, uma ponte, um menino…
Brincar ao ar livre é saudável e permite uma estreita relação com os ritmos da natureza.
Os espaços também “constroem”: a criança – o futuro!
Os espaços, o equipamento e os materiais utilizados são escolhidos de modo a proporcionar um ambiente saudável e acolhedor que permita à criança viver em harmonia com o mundo que a rodeia e consigo própria.
A natureza sob a forma de coisas que vivem, crescem, mexem e se reproduzem é sempre uma fonte de interesse para a criança e a sua participação no processo dar-lhe-á confiança e consciência da vida e do mundo que a rodeia.
O espaço exterior proporciona respostas às necessidades de contemplação, descoberta, exploração, criatividade, movimento e segurança da criança e contribui para uma melhoria das condições de habitabilidade do interior.
O jardim dispõe por natureza dos elementos naturais: terra e areia, plantas pequenas, árvores, troncos, água, pedras e animais. No jardim podemos pendurar cordas de cânhamo nas árvores para trepar e construir baloiços, casinha de madeira, caixa de areia, carrinho e mão, escorrega e ter baldes, pás, vassouras, cavalos de madeira são bons objectos para a brincadeira ao ar livre.
A continuidade e regularidade destas actividades, bem como as festas ao longo do ano, propiciam segurança à criança.
As festas são momentos muito especiais na vida do Jardim da Romã e é através delas que celebramos o ritmo do ano. O aniversário é a festa mais esperada por cada criança. Começa com o encontro da educadora com os pais para conhecer a história da vida da criança até aquele momento, para que possa ser partilhada antes de apagar as velas. No dia anterior ao aniversário pais e criança fazem um bolo simples para trazer para a festa. Neste dia a presença dos pais do aniversariante é verdadeiramente importante.
Do ritmo do dia-a-dia também fazem parte as refeições.
A alimentação é baseada em produtos biológicos, com regime ovo-lacto-vegetariano. Durante a semana é servido um tipo específico de cereal para cada dia.
No momento da refeição encontramo-nos todos para partilhar o alimento que preparámos em conjunto. Adultos e crianças sentam-se à mesa e agradecem o valor do que vão receber. Quando juntamos as peças de fruta que cada um traz de sua casa, em vez de comer apenas a sua maçã, cada criança recebe um pedaço de maçã, dois bagos de uva, três rodelas de banana …
O Jardim está aberto em Sintra todos os dias da semana, excepto fins-de-semana e feriados das 8:45h às 16:45h, com tolerância até às 17:00h. Fecha durante os períodos de férias lectivas: Natal, Carnaval, Páscoa e Verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário