3 de julho de 2009

O Jardim da Romã


Desde 1999 que nos encontramos regularmente para dar viabilidade a este projecto. Começámos por frequentar um Curso de Formação em Pedagogia Waldorf ao longo de quatro anos. De seguida iniciámos, em conjunto, um trabalho de levantamento das necessidades inerentes à construção de um Jardim-de-Infância. Perante a impossibilidade de encontrar um espaço físico adequado, a falta de meios financeiros suficientes para o investimento inicial e de pessoas disponíveis para assegurar o seu funcionamento, decidimos prosseguir produzindo materiais que permitissem equipar o futuro Jardim e aprofundar a formação na Arte da Educação.
Entretanto, surgiu a possibilidade de dar visibilidade pública ao trabalho que este grupo tinha desenvolvido até então e, em Janeiro, Fevereiro e Março de 2006, recriámos o ambiente de um Jardim-de-Infância Waldorf, para crianças e pais em três eventos, realizados no Parque de Monserrate, em Sintra. Seguidamente, elaborámos os estatutos da Associação e o projecto educativo do futuro Jardim-de-Infância. Já em 2007, constituímos legalmente a Pé de Romã - Associação para Iniciativas Waldorf:
Em Setembro de 2007, a Pé de Romã teve, finalmente, a possibilidade de arrendar uma casa por um ano, na Quinta de São Sebastião, em Sintra e de contratar duas educadoras Waldorf para a criação de um Jardim-de-Infância. Contámos com a colaboração voluntária de pais e elementos da direcção para assegurar a administração, a manutenção e o funcionamento diário do Jardim. Começámos com um grupo de 20 crianças, todas elas filhas de amigos e sócios da Pé de Romã.
Em Setembro de 2008 mudámo-nos para um novo espaço alugado na Quinta da União, em Sintra. Temos uma equipa educativa de três pessoas para duas salas: uma até aos três anos e outra até aos seis. É possível acolher vinte e cinco crianças neste espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário